segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Meus dias com Pip


Se tem um autor que me faz ficar abismado a cada livro que leio dele é Dickens, enquanto vou egoísticamente completando o Great Expectations, sinto que o mundo à minha volta pára. A cada palavra um assomo de prazer, não escrevem mais como ele...que pena...e as esperanças de Pip que começam e acabam e começam e acabam são como as nossas esperanças, queria que minha vida fosse escrita por Dickens, assim eu poderia ter mais fé na espera. E meus dias mudam conforme o estado de espírito de Pip, e ontem quando eu cheguei nesse trecho em que mais uma vez as esperanças de Pip foram por água abaixo, eu fiquei entre melancólico e triste e com certeza andei de Manor House até Londres com ele, pois depois dormi pesadamente e até tive caimbras...e ainda tem gente que defende os escritos de um Paulo Coelho...

"Engana-se, Estelle! Faz parte da minha vida desde que a conheci, faz parte de mim mesmo! Eu a vi em cada linha que li depois da primeira vez que aqui vim, sendo ainda um pobre menino grosseiro e vulgar, um menino cujo coração feriu. Desde então esteve em todos os meus sonhos de futuro. No rio, nas velas dos navios, nos charcos, nas nuvens, na luz, nas sombras, no vento, no mar, nos matos e nas ruas foi a personificação de todas as fantasias graciosas que meu espírito concebeu. As pedras com que se construíram os mais sólidos edíficios de Londres não são mais reais do que sua influência sobre mim. E lhe seria mais fácil deslocá-las com suas mãos de mulher do que afastar da minha vida sua presença constante e sua influência. Aqui em toda parte. Hoje e sempre, Estelle. Até a última hora da minha vida, Estelle, viverá no íntimo do meu ser, será uma parte do pouco de bem e do pouco do mal que há em mim. Mas, quando estivermos longe um do outro, nas minhas recordações eu a associarei sempre ao bem, só ao bem, porque deve me ter feito muito mais bem do que mal. Apesar do sofrimento atroz que agora sinto...Oh! que Deus a guarde! que Deus a perdoe!"


s.o.

3 comentários:

Tati disse...

A cada livro de Dickens me deixa mais perplexa. Acabei de ler Nicholas Nickleby, que apesar de não ser um dos melhores dele, existem personagens e situações que só poderiam ser criadas por ele. Great Expectations ainda está na estante me esperando... tenho alguns livros que preciso ler antes.
Nossa, nos dias de hoje é muito difícil encontrar alguém que realmente goste de Dickens como eu!
É simplesmente, muito bom. Como estar na Londres Vitoriana...

Professor disse...

E são dias tão estranhos que vivemos Tati, que ler é uma profissão de fé. Já leu Tempos Difíceis?
Abraços

Tati disse...

Isso é uma verdade.
Não, nunca li pois é muito difícil encontrar livros dele traduzido para o português.
Para mim, ainda é um pouco difícil ler em inglês.
Alias, nunca encontrei Hard Times nem em ingles para vender...