domingo, 17 de fevereiro de 2008

Mortes na Ilíada

A guerra nunca foi tão violenta novamente. Na Ilíada a Morte caminha com passos largos. Homero descreve cada morte de maneira que até conseguimos vê-las acontecer. “Em toda a Ilíada morrem 180 troianos em combate singular, contra apenas 53 aqvivos (gregos) sendo estes quase sempre obscuros, vultos, que só aparecem pela necessidade da narrativa”.

“Na crista do elmo ondulante certeira pancada lhe assesta, que fez o crânio partir-se, entrando até o cérebro a ponta zênea da lança potente”.

“Enraivecido Odisseu por motivo da morte do amigo, na frente a lança lhe acerta, saindo-lhe a ponta de bronze ao lado oposto da testa”

“Mas Píroo, que o tinha ferido, saltando, junto do umbigo lhe a lança enterrou; pelo solo derramam-se os intestinos”.

“Tendo Meríones saído no encalço de Féreclo exímio, fere-o do lado direito, na nádega; a ponta da lança veio sair sob o pube, depois de passar a bexiga”.

“O valoroso Filida no encalço lhe foi, enterrando-lhe a lança aênez bem no alto da nuca, de forma que a ponta veio sair pelo meio dos dentes, cortando-lhe a língua”.

“A esse, o notável Eurípilo, filho de Evémore claro; quando tentando fugir, alcançou, para um golpe atirar-lhe no ombro, com a espada cortante, cercando-lhe o braço pesado, que pelo chão foi rolando, vermelho de sangue”.

“[...] o ombro do outro assentando, bem junto à clavícula, um golpe com a espada, que o apartou do pescoço e das costas”.

“E tertorando, o guerreiro, de carro de bela feitura cai de cabeça, na poeira, onde o crânio, até os ombros enterra.”

“[...] a espada arrancando, Diomedes o fere, violentamente, no colo, cortando-lhe os dois tendões fortes: ainda a falar, a cabeça de Tevero rolou na poeira.”

“Este de um pulo, saltara de carro, querendo enfrentá-lo, mas no momento em que vinha para ele, com a lança ferido finca na fronte; não pôde a celada deter a aênea lança, atravessada foi logo e, assim, a osso e, por último, o cérebro, que se desfaz por completo”

“Lança-se Hipóloco ao solo, onde o Atrida o privou da existência, com duros golpes de espada, ao pescoço e os dois braços lhe corta e, para o meio da turba a rolar, longe e o tronco repele”.

Para os professores que indicam: “veja o filme”, só uma pena dá. Talvez a única coisa que o filme Tróia com Brad Pitt tem de parecido com o livro são as mortes bem filmadas, o resto é pura idiotice.

Ilíada, Homero, tradução de versos de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro. Ediouro, 2001.

s.o.

2 comentários:

Germano Viana Xavier disse...

Saudações!

Passei por aqui...
Gostei do blog!

Abraços pernanbucanbaianos...
Germano.
www.clubedecarteado.blogspot.com

Unknown disse...

E aí veteranos, beleza?!

Apesar de ter assinado os feed do fotolog nem sempre posso visitá-lo por questões de tempo. Ao ler essa postagem lembrei de um livro que li faz muito tempo, A Odisséia.

Abraços
Fui...